Vereadores de Santa Terezinha aprovam contas da prefeita, mas vão enviar relatório ao Tribunal

16/09/2019 - 09:38 - Santa Teresinha

Compartilhe:
 Vereadores de Santa Terezinha aprovam contas da prefeita, mas vão enviar relatório ao Tribunal

Presidente da Câmara de Santa Terezinha, Salomão Cordeiro (PP)

 

 

A sessão Ordinária ocorreu nesta sexta-feira (13), às 17h, onde o presidente Salomão Cordeiro (PP) conduziu os trabalhos. Todos os vereadores marcaram presença no plenário da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB. Votos de pesar por Fernandinho Rodrigues e Zé irmão de Sandoval.

 

Vereador Antônio de Nelson (PSB) agradeceu a acolhida dos seus pares. Disse que ia trabalhar pensando em prol do povo. Cobrou da gestão uma obra, pois são três anos sem uma obra de relevância. Apresentou dois requerimentos, um pedindo um mata-burro e outro uma Casa dos Conselhos.

 

Parlamentar Zé Nilton (PR) lembrou da tradição da Câmara de Santa Terezinha  em sempre acompanhar o parecer do Tribunal de Contas do Estado. Por fim, disse que ele vai votar a favor, pois não tem capacidade de analisar as contas com a precisão do TCE.

 

Pedro Sopa (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Lembrou qual deve ser a posição do vereador ao lado do povo. Disse que viu muitas falhas e irregularidades nas contas da prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB), e afirmou que não tem como fazer vista grossa para os erros, pois são gravíssimos. Mostrou um balanço dos gastos da gestão, e onde teve um déficit de 800 mil reais ao ano, o município sem autorização da Câmara, erro grave. Por fim, reafirmou seu voto contra a aprovação das contas da prefeita. Vou defender o povo, que me elegeu.

 

Menon Ayres (PROS) lamentou que um grupo aliado da prefeita viva criticando nas redes sociais a oposição, por mostrar os erros da gestão. Segundo Menon, desafia qualquer um a apontar uma crítica feita por ele que não seja construtiva. O povo nos cobra e temos que trazer para a tribuna. Pediu o conserto da estrada do sítio Trangola. Por fim, pediu ao líder da prefeita e ao secretário de educação do município, Osvambergh Oliveira, os uniformes da escola Pedro Soares, pois já está quase no fim do ano e até agora nada do fardamento.

 

Lidianny Medeiros (PSDB) deu boas-vindas ao vereador Antônio de Nelson. Lamentou o assalto na última quinta-feira (12) que houve no Posto Médico, onde levaram 4 celulares. Pediu para a polícia ficar mais atenta e fazer mais rondas. Cobrou da prefeita o celular para a polícia para facilitar a comunicação. Fez crítica à oposição, que só enxerga os erros da gestão, porém não tem humildade para reconhecer os acertos.  Disse que vai chegar um ônibus conseguido por Wilson Filho, agradeceu ao deputado e à gestão. Anunciou que em breve a gestão vai calçar várias ruas. Por fim, fez crítica ao vereador Pedro Sopa, pois segundo ela, o vereador que fez parte da gestão e agora vai votar contra, usando crítico pessoal. 

 

Francisco Bezerra (PSB) se acostou aos votos de pesar. Parabenizou o Colégio João Noberto, que homenageou a professora e diretora dona Lupa, com o nome da biblioteca. Elogiou a gestão por mandar o projeto de lei para ajudar o hospital Laureano. Disse que foi importante de esclarecimento por parte da gestão, no que tange às contas de 2017. No entanto, leu um parecer do Supremo Tribunal Federal, que deixa claro a prerrogativa da Câmara em julgar, onde o TCE é apenas órgão auxiliar. Disse que ia votar a favor do parecer. Pediu a gestão a aquisição de VAN nova para transportar os pacientes, pois o carro atual só vive quebrando. Por fim, reapresentou um requerimento pedindo insalubridade do pessoal da saúde. Solicitou também a limpeza das ruas do Loteamento Vale do Sol. Convidou a todos para ajudarem na festa da padroeira de Santa Terezinha.

 

O líder da prefeita, Edcarlos Soares (DEM), parabenizou os secretários de Educação, Osvambergh Oliveira, e o de Agricultura, Marlos Lúcio. Fez uma pauta respondendo às críticas da oposição e disse que a prefeita tá fazendo o possível, mas a crise é grande, sobretudo com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos meses de agosto e setembro. Disse que o Tribunal de Contas tem corpo técnico muito capaz para analisar as contas dos gestores, e lembrou que as contas do ex-gestor também veio com ressalvas graves e foi aprovada. Destacou que muito em breve vai começar a reforma da Praça Frei Damião, emenda no valor de 250 mil reais, do senador Maranhão. Parabenizou a prefeita pela doação ao hospital Laureano, no valor de 600 reais. Por fim, fez um apelo ao vereador Pedro Sopa para votar a favor da prefeita.

 

O presidente Salomão Cordeiro (PP) parabenizou a gestão pelo projeto da ajuda ao Laureano, 600 reais. Lamentou o assalto no Posto Médico e lembrou o empenho da Casa do povo nessa temática. Disse que o ex-gestor deixou nos cofres da prefeitura mais de 450 mil reais, foi para onde esse dinheiro? Criticou a gestão afirmando ser a pior de todos os tempos. “Se observarmos essa gestão é a pior de todos os tempos, pois em três anos não fez nada, só dando desculpa”, garantiu Salomão. Sobre a chegada do ônibus, vai investigar, pois o Ministério da Educação ficou de mandar o transporte a cada 5 anos. Por fim, disse que vai votar acompanhando o parecer do TCE, por dois motivos, o 1º é uma tradição da Casa e o 2º por ser as contas referentes ao primeiro ano de governo e a gestora não ter experiência nenhuma, mas mesmo assim vai enviar um relatório substancial ao Tribunal com as observações feitas pela Câmara, porque TCE fez vista grossa. E enfatizou que a segunda conta da prefeita referente a 2018, caso venha inúmeras irregularidades como a de 2017, não terá seu voto.


Os requerimentos, projetos de lei e o parecer do TCE das contas da prefeita referente a 2017 foram aprovados. Apenas o vereador Pedro Sopa votou contra o parecer.


 

Blog do Jordan Bezerra