Tite encerra ciclo com imagem arranhada e CBF avaliará técnicos estrangeiros após definir mais saídas

10/12/2022 - 09:21 - Esportes

Compartilhe:
Tite encerra ciclo com imagem arranhada e CBF avaliará técnicos estrangeiros após definir mais saídas

Tite.jpg

 

 

Embora tenha confirmado o fim de ciclo na seleção brasileira e recebido agradecimentos e elogios dos jogadores, Tite deixa o cargo parcialmente mal visto na CBF e desgastado com o torcedor. A diretoria da entidade reconhece a boa gestão do grupo, mas entende que deu ao treinador tudo que foi pedido e o resultado na Copa do Mundo esteve aquém do esperado diante do investimento.

 


Além disso, ficou uma sensação de que Tite e sua numerosa comissão técnica confiaram demais nos processos e agiram de forma pouco prática nas partidas do Mundial, com pouca capacidade de mudar os jogos diante das dificuldades. A atuação do técnico ainda pode comprometer seus planos de comandar uma equipe da Europa.

 


Nesse cenário, nomes de treinadores estrangeiros serão avaliados para assumir o Brasil a partir de 2023. Dos mais famosos e cotados que trabalham no Brasil e no exterior, sabe-se da boa avaliação de Abel Ferreira, do desejo de Jorge Jesus e Luís Castro por assumir uma seleção, além do sonho distante em ter Pep Guardiola no cargo. Jorge Jesus rescindira com o Fenerbahce para realizar o sonho. As saídas de Abel e Castro de Palmeiras e Botafogo, respectivamente, não seriam problemas. Os brasileiros outrora cotados seguem os mesmos - Dorival Jr e Fernando Diniz - mas no momento não há movimento nenhum na direção de uma negociação.

 


A troca de comando obedecerá algumas etapas. Assim, se iniciará a busca por um substituto após a saída de Tite ser formalizada nas próximas horas pela direção da CBF, que levará em consideração um sucessor que entregue resultados com maior eficiência, e extraia dos talentos brasileiros tudo o que eles podem dar dentro de campo.

 


- Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo - declarou Tite após a eliminação para a Croácia. No vestiário, o treinador agradeceu aos jogadores, já em tom de despedida. No ciclo, deixará a seleção com aproveitamento de pouco mais de 80%, mas as poucas derrotas foram justamente para seleções que estão no topo do ranking da Fifa, como Bélgica, Argentina e Croácia.

 


Primeiro será necessário que Tite comunique ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que deixa o cargo, o que não foi feito logo após a partida. Caso contrário, haverá demissão. O técnico apenas lembrou aos jornalistas que sinalizou isso há um ano e meio. Em todos os momentos em que foi questionado sobre sobre o tema, o presidente da entidade se esquivou a indicou que a decisão só seria tomada a partir do ano que vem. Com a queda do Brasil diante da Croácia, esse processo sofrerá uma aceleração.

 

 

O Globo