Três dos quatro maiores açudes da Paraíba ultrapassam 50% da capacidade

17/04/2024 - 09:35 - Gerais

Compartilhe:
Três dos quatro maiores açudes da Paraíba ultrapassam 50% da capacidade

Três dos quatro maiores açudes da Paraíba ultrapassam 50% da capacidade

 

Três dos quatro maiores açudes da Paraíba estão estampando uma imagem que tem feito a população sorrir e comemorar. Seis anos após enfrentar uma seca que provocou um verdadeiro “deserto” no estado, esses reservatórios ultrapassaram 50% da capacidade total acumulando um nível de água que faz os paraibanos, especialmente os que encararam a seca de frente, respirarem bem mais tranquilos.


Estamos falando dos açudes Argemiro Figueiredo (Acauã), Boqueirão (Epitácio Pessoa) e Coremas/Mãe D’Água. Juntos, eles estão acumulando 1.142.056.528 milhões de metros cúbicos.


O quarto maior é o Engenheiro Ávidos, que ainda não alcançou os 50% da capacidade total, mas já chegou a 41,71%.


De acordo com dados da Aesa, atualmente, dos 135 açudes monitorados pela Agência, 26 estão sangrando, 74 estão em normalidade, 19 em observação e 16 ainda estão em situação crítica.


Quatro maiores açudes da Paraíba em abril de 2024


Fonte: Aesa

População comemora


Quem enfrentou a seca sabe muito bem o que é ver esses reservatórios com tanta água. Por isso, a cada postagem nas redes sociais mostrando a cheia nos açudes, a comemoração.


Ao ver uma postagem do açude de Boqueirão com mais de 60% da capacidade, a internauta Cleide Dantas comemorou: “Obrigada meu Deus por esta maravilha. Se não sangrar, mas pelo menos já recebeu muita água”, comentou.


Moradores que viram o Acauã também celebraram: “Que bênção”, disse o internauta Sousa Filho . “Muito lindo”, completou Elisabete Barbosa.


Com relação ao Coremas/Mãe D´Água, Heloiza Telie publicou: “Coremas vai sangrar, se Deus quiser”.


 

ClickPB