Casa da Mulher Brasileira: Deputada Francisca Motta celebra escolha de Patos

06/07/2023 - 13:17 - Política

Compartilhe:
Casa da Mulher Brasileira: Deputada Francisca Motta celebra escolha de Patos

Casa da Mulher Brasileira: Deputada Francisca Motta celebra escolha de Patos

 

Em grande solenidade ocorrida na tarde desta quarta-feira (05), no Espaço Cultural em João Pessoa, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) comemorou o anúncio da implantação da Casa da Mulher Brasileira, em Patos, beneficiando todo o Sertão. 

 
Ao lado do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), a parlamentar acompanhou o anúncio do governador João Azevêdo (PSB) e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, bem como, a assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Governo Federal, para ações relacionadas à promoção dos direitos das mulheres. 

 
“Patos será a segunda cidade da Paraíba a receber a Casa da Mulher Brasileira. Uma conquista que tem um impacto imediato na vida das mulheres sertanejas, que estão entre as maiores vítimas de violência doméstica, principalmente, as mulheres que residem na zona rural. Através do nosso mandato irei acompanhar de perto e cobrar para que logo, este equipamento seja inaugurado”, destacou Francisca. 

 
O prefeito Nabor Wanderley, reafirmou a disponibilidade do Município em oferecer as condições necessárias, para que o equipamento pioneiro seja construído. 


“Um avanço grande, ampliando essa rede de proteção à mulher, especialmente na parte de assistência jurídica, de conscientização e de atendimento, até na parte psicológica. A gente só tem que agradecer a luta, o empenho e o trabalho do governador, da deputada Francisca Motta, da ministra Cida Gonçalves e da secretária Brígida Emmanuelly. A Prefeitura vai garantir o terreno, e juntos, vamos combater com muita força a violência doméstica”, reiterou o prefeito. 


A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade na Paraíba, Lídia Moura, antecipou os investimentos iniciais que serão feitos em Patos, para a construção do centro. 


“O governador João Azevêdo tem interiorizado todas as políticas de proteção às mulheres, já existe uma Casa de Acolhimento em Sousa. A Patrulha Maria da Penha já está em fase de diagnóstico para implantação no Sertão, e hoje, fomos brindados com esta parceria. É a primeira Casa da Mulher Brasileira feita no Sertão, com um aporte de recurso inicial de sete milhões para construção, mais os recursos para custeio e manutenção da casa, por dois anos seguidos. Nós estamos muito felizes”, comemorou. 


Sobre a Casa da Mulher Brasileira


Com gestão compartilhada, a Casa da Mulher Brasileira trata-se de uma grande cooperação entre União, Estados e Municípios, no combate à violência doméstica no Brasil. Acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado ou vara especializada, Ministério Público, Defensoria Pública, central de transportes, alojamento de passagem, brinquedoteca e ações em saúde estão entre os serviços oferecidos pelo equipamento.

 

 


Assessoria