Santa Missa e inauguração do busto de Dom Gerardo marcam o encerramento do centenário de nascimento do 3° bispo da Diocese de Patos-PB

24/05/2025 - 17:39 - Gerais

Compartilhe:
Santa Missa e inauguração do busto de Dom Gerardo marcam o encerramento do centenário de nascimento do 3° bispo da Diocese de Patos-PB

Screenshot_20250524_174851_Chrome.jpg

 

A Diocese de Patos-PB encerrou na sexta-feira, 23 de maio, as atividades comemorativas pelo Centenário de Nascimento de Dom Gerardo Andrade Ponte (1924-2024), que atuou como 3° bispo diocesano por 18 anos.

 

A programação final contou com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Eraldo Bispo da Silva, 4° bispo diocesano, e concelebrada por sacerdotes da diocese na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB. Durante a missa, foi ressaltada a atuação administrativa e pastoral de Dom Gerardo nesta porção do Povo de Deus no sertão paraibano. Após o rito da comunhão, o padre Luciano Dias de Morais, coordenador da comissão do centenário, destacou aspectos do legado social do homenageado e agradeceu aos colaboradores. Também esteve presente o senhor Fábio Ponte Pinheiro, sobrinho de Dom Gerardo, que representou a família.

 

Em sua homilia, Dom Eraldo destacou o testemunho de vida de Dom Gerardo, falecido há 19 anos, um servo de Deus que se doou em tudo pelo evangelho, e, hoje, como seu sucessor, colhe os frutos de um episcopado dedicado aos mais pobres, com uma dimensão caritativa e pastoral sustentada nos corações daqueles que tiveram a graça de conviver com ele.

 

Ao final da celebração, fiéis católicos e autoridades religiosas e civis, incluindo o bispo diocesano e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, além de representantes do poder legislativo, participaram de uma caminhada até as proximidades do Hospital São Francisco. No local, foi instalado um busto de Dom Gerardo, obra do escultor Ranilson Viana, de Petrolina-PE, onde Dom Gerardo atuou como bispo diocesano de 1975 a 1983.

 

 

Nos dias anteriores, a programação incluiu uma exposição de objetos e títulos ligados ao biografado, além de colóquios que abordaram seu pastoreio, e celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Guia, presididas por Dom Manoel dos Reis de Farias, Mons. João Saturnino de Oliveira e Padre Luciano Dias de Morais.

 

Texto: João Luis Gomes Fausto

 

Imagens: José Everaldo

 

Pastoral da Comunicação

Diocese de Patos-PB