Por Jordan Bezerra: Só vai ter campinense na chapa de João?

01/10/2021 - 15:07 - Opinião

Compartilhe:
Por Jordan Bezerra: Só vai ter campinense na chapa de João?

Por Jordan Bezerra: Só vai ter campinense na chapa de João?

 

A chapa de João Azevedo somente com campinenses é justa? O comentarista político Wellington Farias fez uma avaliação pertinente, caso João Azevedo decida colocar Aguinaldo Ribeiro como companheiro de chapa para o Senado, ao invés de Efraim Filho, e se concretizar também que Ana Cláudia, esposa do senador Veneziano, seja contemplada com o vice, a chapa majoritária da reeleição de João Azevedo seria puramente campinense.

 
Para muitos, isso não é justo. É evidente a importância de Campina Grande no cenário político da Paraíba, mas seria um pouco injusto com as demais regiões que também são de elevada importância, a exemplo do sertão e do litoral. A preço de hoje, todavia, os três senadores da república, paraibanos, são campinenses, Veneziano Vital, sua mãe Nilda Gondim, que assumiu a vaga de Zé Maranhão, e Daniella Ribeiro, irmã de Aguinaldo Ribeiro, ambos do PP.


Outro entrave, para muitos, é que Aguinaldo Ribeiro, sendo contemplado, seria pouco justo, uma vez que sua irmã já  ocupa um cargo de senadora, e para alguns analistas políticos seria incoerente da parte de João Azevedo, isto porque se compararmos a trajetória política de apoio  de Efraim Filho, que vem de longa data apoiando o projeto político desde a época de Ricardo Coutinho e o projeto subsequente que foi João Azevedo, foram apoiados por Efraim Filho, juntamente com toda a sua base. 


Outro problema para muitos é o comportamento da senadora Daniella Ribeiro, que volta e meia ‘desce a lenha’ com críticas pesadas ao governo de João Azevedo, pasmem os senhores nos últimos 4 meses a senadora ‘tirou o pé do acelerador’ e já não critica mais publicamente o governador. Por que cargas d'água será?


Tendo em vista que, se o sertão reivindicar uma vaga, essa vaga que possivelmente seria aberta para o senado, contemplaria Efraim Filho e a sua grande base no sertão, como também tem seus apoios no litoral. Cabe, portanto, a João Azevedo definir quem, de fato, irá abraçar a sua chapa, Aguinaldo Ribeiro, que é aliado de última hora, ou Efraim Filho, aliado de longa data. Uma decisão simples, mas que poderá ter consequências, caso Efraim Filho não seja contemplado, poderá migrar, junto com o seu grupo, para as oposições.


Por Jordan Bezerra