Estudo e trabalho: como conciliá-los com eficácia?

26/11/2022 - 12:18 - Opinião

Compartilhe:
Estudo e trabalho: como conciliá-los com eficácia?

 

Estudo e trabalho: como conciliá-los com eficácia?

 

É comum observamos casos recorrentes de aprovação em concursos, ENEM e vestibulares em meio a rotinas agitadas.  A maioria dos aprovados trabalham e, mesmo que em período reduzido, estudam para concursos. Não só trabalham como ainda têm diversas obrigações domésticas e familiares.


Um ponto importante sobre isso: educadores conseguem observar vantagens no fato de o aluno trabalhar e estudar. Para eles, a matemática é simples. Quanto menos tempo disponível no dia do candidato, mais eficientes devem ser as horas líquidas de estudos. Ou seja, esses aprendem mais em menos tempo.


Isto ocorre porque a procrastinação costuma ser elevada se o seu tempo livre for maior. Obviamente esse não é o único fator causador do adiamento das nossas atividades, embora contribua bastante para sua ocorrência.


Sabemos, também, que este excesso de atividades pode gerar uma série de prejuízos e acarretar um resultado não esperado.  Algumas proposições, como planejamento, organização e emocional devem estar em equilíbrio para que isso flua de forma satisfatória. Hoje, trouxe um “check-list” de ações que podem te auxiliar caso esteja nesse cenário.

 

Entender que não será fácil: o cansaço, a ansiedade e o estresse virão com toda certeza. Compreender isto desde já é um passo importante para que não desista.


Estabeleça prioridades e aprenda a se desfazer de parte costumeira de sua rotina: estabelecer o que é essencial para o cumprimento dos seus objetivos é crucial. Você deixará de realizar atividades, adiará encontros, festas, mas lembre-se: isto será passageiro e a recompensa será alcançada. Isto também está relacionado a sua disposição para negar: Dizer “não” – aprenda a dizer esse curto, porém difícil monossílabo. Sua vida irá melhorar muito.

 

Organização, flexibilização (você não é uma máquina e não pode adoecer neste processo) e constância são pontos chaves. Como falei, a exaustão te fará muitas visitas, mas você deverá aprender como recebê-la, não a deixe por muito tempo em sua porta e mantenha regularidade: o estudo regular, projetado com uma certa linearidade é cientificamente comprovado para o fim de não te fazer desistir no meio.

 

Até as próximas dicas. Lembre-se: o futuro é logo alí! Bons Estudos.

 

Juciano Bento

É professor de Linguagens, redator da Ong Politize! e líder GEG – Grupo de Educadores do Google.