"Estudar para quê se o futuro é a morte?" Por que esse pensamento é preocupante e merece atenção

02/05/2023 - 06:52 - Opinião

Compartilhe:
\

 

O pensamento dos jovens acerca da relação entre a educação e a morte, expresso pela frase "estudar pra quê se o futuro é a morte?", é preocupante e necessita de atenção por parte da sociedade como um todo. Esse tipo de pensamento revela uma falta de perspectiva em relação ao futuro e à própria vida, o que pode levar a consequências negativas para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens.

 

É importante destacar que a falta de um projeto de vida claro e definido pode levar os jovens a questionar a importância da educação e a pensar que estudar não faz sentido, já que eles não conseguem visualizar um futuro melhor para si mesmos. Nesse sentido, a psicologia nos mostra que a construção de um projeto de vida é fundamental para o desenvolvimento humano e para a busca de significado e propósito na vida. Como afirmou o psicólogo Viktor Frankl, em sua obra "Em Busca de Sentido", o ser humano é capaz de encontrar significado e propósito mesmo em situações de grande sofrimento, desde que tenha um objetivo claro em mente.

 

Além disso, a sociologia nos mostra que a educação é um meio de ascensão social e de realização pessoal e profissional. Pierre Bourdieu já trazia a perspectiva de que a educação é um mecanismo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais, mas também pode ser vista como uma forma de quebrar as barreiras impostas pelo sistema e de alcançar posições mais elevadas na sociedade.

 

É importante destacar que a educação não deve ser vista apenas como um meio de alcançar objetivos pessoais e profissionais, mas sim como uma forma de desenvolvimento humano e social. Como afirmou o sociólogo Max Weber, em sua obra "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", o trabalho e a educação são valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais racional e eficiente. A falta de perspectiva em relação ao futuro e à própria vida pode levar os jovens a adotarem comportamentos de risco, como o consumo de drogas, a violência e a delinquência. Além disso, a falta de interesse pela educação pode levar a um baixo desempenho escolar e à exclusão social, o que pode ter efeitos negativos a longo prazo.

 

Assim, a reflexão dos jovens acerca da relação entre a educação e a morte pode ser vista como um reflexo da falta de clareza em relação aos objetivos e metas pessoais e sociais. É fundamental que os jovens desenvolvam um projeto de vida claro e definido, para que possam compreender a importância da educação como um meio de alcançar seus objetivos e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O pensamento dos jovens acerca da relação entre a educação e a morte pode ser compreendido sob a perspectiva da psicologia e da sociologia, como um reflexo da falta de clareza em relação aos objetivos e metas pessoais e sociais. Que os jovens possam compreender a importância da educação como um meio de desenvolvimento humano e social, e de contribuir para a construção de um mundo melhor.

 

Juciano Bento - Professor, programador,  Google Certified Educator e redator da ONG Politize!.