Festas Juninas devem ser muito mais Forró e bem menos Sertanejo; veja

03/06/2023 - 08:57 - Opinião

Compartilhe:
Festas Juninas devem ser muito mais Forró e bem menos Sertanejo; veja

Foto de divulgação

 

Passeando pela internet, nos deparamos com diversos comentários acerca da realização do São João do Nordeste. Um comentário bastante pertinente foi feito pela usuária Gilmara Maciel, de Sumé-PB, que fez uma abordagem acerca do tema que cabe também à imprensa, sobretudo nordestina, com relação às atrações do São João local.



Sabemos que Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Bruno e Marrone, são atrações de peso na região, e onde estiverem, a certeza é de que o local irá lotar. Todavia, o São João, propriamente dito, o mês junino como um todo, deveria dispor de atrações de estilo forró de pé de serra, o forró autêntico de Flávio José, Santana, Alcimar Monteiro, expressões que levem os versos e músicas do Rei do Baião, Dominguinhos, para citar alguns, que, de fato, deixaram a sua marca no forró nacional. 



Os apoiadores dessas bandas  que não tocam o forró autêntico defendem que as suas apresentações incentivam o turismo. Isso é fato. Contudo, deveria-se mesclar as atrações, de modo que a grande maioria fosse representada pela prata da casa, o forró original. O Nordeste dispõe de diversos talentos musicais, todavia, há a falta de oportunidade e cache digno de apresentação, outro quesito em que há uma disparidade significativa entre ambas as atrações citadas.

 

 



A usuária Gilmara Maciel faz em seu comentário um comparativo bastante pertinente. Quem vai assistir ao desfile de Carnaval no Rio de Janeiro ou em São Paulo busca ouvir e ver o samba. Já quem vai ao Festival de Barreto vai assistir aos peões e shows sertanejos. No Rio Grande do Sul, os turistas buscam conhecer a cultura gaúcha e suas tradições. Surge então um questionamento, por qual motivo o São João nordestino representa cultura e bandas de outras regiões, deixando bandas de forró autêntico de fora desse época tão importante para a região. Em poucos anos, o São João do sertanejo terá de tudo um pouco, menos forró.



Alguns poucos municípios da Paraíba, por exemplo, ainda incentivam e apoiam o São João estilo pé de serra, mesclando com outros estilos musicais, porém priorizando o forró local, a exemplo do município de Santa Terezinha. Um outro exemplo na Paraíba é o São João de Bananeiras, que mesclou muito bem os artistas do evento, contanto com apresentações de Flávio José, Santana, Dorgival Dantas, dentre outros diversos artistas representativos do forró autêntico. A cidade contará com shows sertanejos também, mas priorizando o estilo típico.



Que fique claro que o objetivo desse artigo não é desmerecer o estilo musical sertanejo. O fato é que, nesse período, os prefeitos e gestores devem conceder mais oportunidade nesse período junino à cultura nordestina do forró, visto que o ano inteiro os sertanejos tocam, e muito bem inclusive, porém o mês de junho é de valorização à cultura do forró.



Por Jordan Bezerra