Foguete de Efraim Filho continua sem dar ré - Por Jordan Bezerra

01/05/2025 - 15:20 - Opinião

Compartilhe:
Foguete de Efraim Filho continua sem dar ré - Por Jordan Bezerra

Foguete de Efraim Filho continua sem dar ré - Por Jordan Bezerra

 

Nessa terça-feira, 29 de abril, foi realizado o anúncio oficial da federação ‘União Progressista’, dois partidos, ou seja, União Brasil e Progressista foi definida em Brasília em um ato muito maior, pois agora será o maior bloco do Congresso Nacional, com 109 deputados federais e 14 senadores, um peso substancial nas votações e nas decisões do país. Em nível Nacional a Federação terá um comando compartilhado, ou seja, Antônio Rueda pelo União Brasil e Ciro Nogueira representa o Progressistas. 

 

 Na Paraíba, como ficará o comando da Federação?

 

 A grande questão era na Paraíba, pois grande parte da imprensa e alguns apaixonados políticos afirmaram com todas as letras que a parada estava liquidada, que "a ‘baleia’, ou seja, o PP de Aguinaldo Ribeiro ia engolir fácil o União Brasil do Senador Efraim Filho, e, que para ele só restava se lamentar, que a chance era zero de ele comandar ou dividir o comando na Paraíba. Que a derrota era certa... 

 

Embora o senador tivesse avisado em algumas entrevistas que não era bem assim, grande parte da imprensa da Capital, sobretudo, dizia que não, pelo contrário desdenhava do senador. Entretanto, assim, como fizeram em 2022, quando ele se lançou para a eleição a Senador, onde criou o slogan: Foguete Não Dá Ré. Pois mesmo com muitos duvidando ou torcendo contra o sertanejo, corajoso, foi à luta e conseguiu a vitória maiúscula mesmo enfrentando a candidata do governador João Azevêdo.

 

Muitos aqui faziam a conta matemática que o PP levava vantagem, pois tem Aguinaldo, Daniella, Lucas, Mersinho e Cicero Lucena, já União Brasil: Efraim Filho, Damião Feliciano, Bruno Cunha Lima. No entanto, o senador defende uma pesquisa para escolher o comando para federação, porém a turma do PP, diz que esse não será o critério. Por isso o imbróglio permaneceu até a oficialização nessa terça (29), que definiu que até março de 2026, o comando será compartilhado na Paraíba; Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro, a moral da história é que mais uma vez, o senador confirmou sua fala, que ninguém ia atropelar o União Brasil na Paraíba.

 

Interessante que quase ninguém da imprensa deu o braço a torcer. Por quê?

 

O fato é que se analisarmos sem paixão, podemos reconhecer que, mais uma vez, o Efraim Filho não estava lançando palavras ao vento. Creio que o critério é mais Nacional do que paroquial, por isso o sertanejo sobressaiu mais uma vez , visto que em Brasília, ele goza de um grande prestigio, porque é líder do seu partido no Senado e ainda mais que recentemente assumiu a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, uma das mais importantes do Senado.

 

Portanto, o comando da Federação União Progressista do PP, não foi farpas contadas como muitos apregoavam na Paraíba. Parece que não é tão interessante ou inteligente subestimar Efraim Filho!

 

 Por Jordan Bezerra