UMA POR DIA... A carta do Papa

03/06/2019 - 10:10 - Opinião

Compartilhe:
UMA POR DIA... A carta do Papa

Carta de Papa Francisco ao ex-presidente do Brasil, Lula

 

Lula recebeu a absolvição do Papa Francisco?

 

 Vaticano, 3 de maio de 2019. Em carta, o Pontífice se compadeceu da história do ex-presidente e sugeriu que ele "não desanimasse e que continuasse confiando em Deus".

 

 A missiva, é uma resposta do Santo Padre a uma primeira carta de Lula, na qual agradecia ao Papa por sua: "contribuição em defesa dos direitos dos mais pobres e desfavorecidos".

 

 Francisco se dirdirigu a Luiz Inácio em tom de discurso político ou foi uma carta, meramente, Cristã? Insisto.

 

 Quem sabe, por considerar o período Pascal, tenha falado de ressurreição, recordando que: "O triunfo de Jesus Cristo sobre a morte é a esperança da humanidade".

 

 A celeuma logo ganhou as redes sociais.

 

 Houve uma manifestação, em contrário, que apontava a carta como apoio ao ex-presidente, que se autoproclamou preso político, desde que foi encarcerado numa cela especial do 4° andar da polícia federal, em Curitiba.

 

 Mais que pedir a soltura de Lula, o movimento "Lula Livre" é uma forma de resistir a todo e qualquer tipo de injustiça. E que aqueles que se sentirem injustiçados tenham sempre direito à esse berro de independência.

 

 E nessa marcha permanente pelo bem comum, façamos ecoar o que disse o Papa Francisco, nessa mesma carta:

 

 "A responsabilidade política constitui um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir ao seu país, de proteger as pessoas que habitam nele e de trabalhar, para criar as condições de um futuro digno e justo".

 

 A fé é uma condição inabalável e romper com isso é anticristão. E é também um desrespeito à liberdade de expressão e ao direito de seguir adiante pela estrada que bem escolher.

 

 E nesse caminhar de mãos dadas, a certeza de que a rebelião interior é a primeira de todas as guerras.

 

 

 Misael Nóbrega de Sousa